A Caminhada da Yamagata Kenjinkai do Brasil

Para se falar da história dos provincianos de Yamagata, não podemos esquecer do Sr. Teijiro Suzuki, que chegou um ano e meio antes dos imigrates do Kasato Maru. Originário da Vila de Kameita, desembarcou no Rio de Janeiro em 27 de março de 1907. No navio Kasato-Maru, considerado como o marco inicial da imigração japonesa no país, estava o Sr. Jihei Takakuwa. Portanto, a nossa história no País é antiga.

Os Kenjinkais (Associações de Província) são constituídos por pessoas oriundas de cada Província japonesa. Estas associações, não importa o nome que tenham, foram constituídas devido à necessidade de se manter contato com a Província natal e também de enviar estagiários e estudantes.

Bem, o início de nossa associação remonta há 45 anos, em outubro de 1953, quando foi fundado o Yamagata Doukyokai, com sede à Rua São Joaquim, no bairro da Liberdade em São Paulo, onde funcionava o Hotel Furuyama, gerenciado por um provinciano de Yamagata. Estiveram presentes da fundação, 43 pessoas, cujos nomes seguem abaixo: 

Tsuneji Imano, Tokuzo Imano, Isuke Saito, Shoshiro Kikuchi, Reizo Katagiri, Seishiro Takahashi, Teijiro Suzuki, Fumio Takano, Ushitaro Yamada, Daishiro Inoue, Suigezo Kaneko, Kiichi Furuyama, Shunji Maruyama, Saburo Sagae, Shigeo Toda, Suekichi Takayama, Seiro Takayama, Noburo Kon, Tetsuya Kikuchi, Sadao Itoh, Hoen Ishikawa, Shigeo Hayashi, Yamon Abe, Hajime Yamada, Zenshichi Honma, Kinsaku Yoshizumi, Sadaji Ono, Sanpei Togashi, Eisuke Kunimatsu, Yoshizo Sato, Yushiro Sato, Kiyoyasu Kuroki, Mikio Yonezawa, Chojiro Funayama, Yasuo Sugawara, Unsaku Kodama, Goro Kunii, Jyujiro Kameyama, Kojiro Satake, Chuzo Ishikawa, Heiji Yamaguchi, Takeshi Kunii, Kinjiro Watanabe. 

Todos concordaram que era necessário estabelecer meios de comunicação entre a nova terra e a terra natal. O nome ficou estabelecido como Yamagaa Doukyokai (Associação dos Provincianos de Yamagata), pois era considerado membro quem tivesse nascido em Yamagata. 


Como 1º Presidente foi escolido o Sr. Shigueo Hayashi e como Vice o Sr. Hoen Ishikawa. Na época, havia 91 associados. As atividades principais eram a publicação do boletim da Associação, publicação da lista de endereços, atividades de de confratermização e amparo, auxílio empresarial, aconselhamento matrimonial, suporte e auxílio ao emprego, educação dos filhos, recepção dos conterrâneos de Yamagata, entre outros.

Inicialmente, as reuniões eram realizadas no Hotel Furuyama, cujo proprietário era o Sr. Kiichi Furuyama, mas, devido ao seu falecimento, as reuniões passaram a ser realizadas na residência do Sr. Yamon Abe.


No ano de 1954, pelo levantamento feito, o número de famílias oriundas da Província era de 364 e foi editado o 1º Boletim da Associação. No ano de 1958, em virtude da comemoração dos 50 anos da imigração japonesa foi pedido ao Sr. Noboru Kon, da cidade de Takahata, um levantamento dos provincianos, pra que pudéssemos saber da situação após a grande imigração do pós-Guerra (2ª Guerra Mundial), que resultou em 800 famílias. Foi então publicada a revista “Zaihaku Yamagata Imin Shi” (Revista de Imigração de Yamagata). Em 59, como atividade comemorativa do 30 Anos de Imigração na Amazônia, tivemos a vinda do Governador da Província, Sr. Tokichi Abiko, que aproveitou a vinda para passar em São Paulo e visitar a colônia de Guatapará. Em 60, por desejo da própria Província, foi inaugurada a Associação Além-mar de Yamagata no Brasil. Em 62, nova visita do Governador ao País, celebrada com uma festa de recepção. Em 68, é estabelecido o projeto compilação “Kenjin Hatten”. Em 69, começou a se discutir o registro legal da instituição. Tambén neste ano, inicia-se a impressão do “Zaihaku Yamagata Kenjin Ijyuu Rokujyuuninen” (62 Anos da Migração de Yamagata), resultado de levantamento de dados históricos a partir do ano de 1966.

As pessoas de Yamagata se encontram em várias localidades. No Estado de São Paulo encontram-se na: Colônia de Guatapará, periferia de Ribeirão Preto; nas redondas de Campo Bonito; em Ourinhos, divisa com o Estado do Paraná; em Mogi das Cruzes, Grande São Paulo. Em Paraná: Londrina, Urai, Assaí. Em Pará, Tomé-Açu. Mas atualmente a grande maioria esta concentrada na cidade de São Paulo. Nas outras localidades estabelece-se filiais.

Em maio de 1975, preparando-se para completar 25 anos de atividades, tivemos a aquisição da sede social localizada na Av. Liberdade, 486. O nome também foi alterado para Zaihaku Yamagata Kenjikai. O 25º Aniversário da Associação foi realizado com esplendor no Rega Italica, com a presença do então Governador de Yamagata, Sr. Seiichiro Itagaki e esposa, mais a comitiva.

O Sr. Noboru Kon, que atuava no meio jornalístico, trabalhou devotamente para realizar um levantamento de todos os provincianos espalhados pelo País inteiro, trabalho este que resultou justamente na publicação de “Zaihaku Yamagata Kenjin Ijyuu Rokujyuuninen” (62 Anos de Migração de Yamagata). Desta feita, este trabalho serviu como base para a compilação do “Zaihaku Yamagata Kenjin no Shiori” (título provisório). Este guia abrange evidentemente a 1ª geração, a 2ª, a 3ª e também a 4ª, chegando até à 5ª geração, com o objetivo de deixar registrado os passos dos provincianos para as futuras gerações. Além disso, com a passagem de geração para geração, os levantamentos têm sido acompanhados por níveis crescentes de dificuldade, aproximando-se do limite da impossibilidade e acreditamos que, então, não será mais possível investigar os caminhos percorridos.

Do nosso meio saiu um grande contribuidor do desenvolvimento agrícola do Brasil. A agricultura no País começou a se modernizar a partir do 2º semestre de 1960 e dentre os imigrantes houve aqueles que se destacaram fazendo a descoberta de novas espécies ou aprimorando as já existentes como o Sr. Takashi Chonan, que trabalhou na aprimoração e na técnica de cultivo do “Alho Osanami” e o Sr. Kotaro Okuyama, natural de Yamagata, residente no norte do Paraná, que registrou uma nova espécia “Budou Rubi Okuyama” (Uva Rubi Okuyama). Ambos premiados com o famoso prêmio Kiyoshi Yamamoto de agricultura, cujos trabalhos são considerados de excelência.  

Ainda, grande parte da tradição e cultura popular de nossa terra foi transmitida no Brasil, sendo o Hanagasa Ondo o mais famoso entre a comunidade nikkei. Em 18 de junho de 1978, durante as festividades de 70 anos de Imigração Japonesa, 1.200 senhoras e moças, representando a comunidade nikkei, apresentaram a dança do Hanagasa, sendo aplaudidos pelo então Presidente Geisel, pelo Casal Imperial Japonês e por mais de 90 mil espectadores presentes no estádio do Pacaembu, florindo ainda mais esta grandiosa festa. crição.